O parceiro da IXUS TEV disponibiliza aos instaladores/Projetistas, bem como para todos os outros intervenientes no projeto, um apoio personalizado a nível técnico, normativo e comercial na área das telecomunicações. Para esse apoio conta com a colaboração do Consultor e Formador da IXUS Paulo Monteiro, reconhecido pela ANACOM na área das Telecomunicações desde o ano 2002. As atualizações ITED/ITUR ocuparam grande parte das suas formações, tendo preparado para o mercado do trabalho só nos anos 2010 e 2011 cerca de 900 formandos não licenciados e mais de 200 licenciados
A Publindústria editou uma nova edição da obra “Automação Óleo-Hidráulica: Princípios de Funcionamento” de António Ferreira da Silva e Adriano Almeida Santos. A automação é, hoje em dia, suportada genericamente por sistemas eletrónicos com controlo remoto quer via Internet quer por sistemas móveis de comunicação. Mas a automação industrial é uma integração de várias tecnologias de controlo e de acionamento englobando os PLCs, a pneumática, a eletricidade bem como a óleo-hidráulica.
A óleo-hidráulica, ao nível dos acionamentos, tem hoje uma utilização bastante generalizada, podendo observar-se quer em sistemas simples de elevação, máquinas móveis ou agrícolas, quer em sistemas complexos de acionamento como sejam as prensas hidráulicas e as máquinas de injeção de plásticos. Atualmente a óleo-hidráulica encontra-se nos mais diversos setores da indústria, desde a metalomecânica pesada e da siderurgia até à indústria naval, agrícola, automóvel, civil, entre outros. Mais recentemente também em parques eólicos, onde é utilizada no controlo do ângulo das pás das turbinas. Este livro surge pela necessidade de suprir uma lacuna existente no mercado português que, de algum modo, sistematize a abordagem aos princípios fundamentais da óleo-hidráulica. Pretende-se com esta ferramenta apoiar os estudantes de engenharia e técnicos que ao longo da sua atividade, nomeadamente nas áreas da óleo-hidráulica, necessitem recorrer a conceitos de funcionamento dos sistemas de acionamento óleo hidráulico. Neste livro são abordados os principais elementos dos sistemas de automação óleo-hidráulica detalhando os seus princípios de funcionamento. São ainda apresentados os princípios físicos e expressões matemáticas necessárias a compreensão dos processos de transmissão de energia através do óleo, dimensionamento de atuadores, circuitos hidráulicos elementares e uma série de problemas resolvidos.
O ministro da Saúde anunciou hoje a construção de 34 centros de saúde no próximo ano, a maioria construídos de raiz e as restantes reconstruções de unidades situadas em edifícios velhos, num investimento superior a 34 milhões de euros.
Falando na comissão parlamentar de saúde, Adalberto Campos Fernandes anunciou que foram feitos 34 protocolos com autarquias para aquela que será a “maior vaga de construção de centos de saúde, em 2017”.
Aos jornalistas, o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, especificou que a construção destes novos centros de saúde conta com verbas de fundos europeus.
Paralelamente, os protocolos com as autarquias, que muitas vezes cedem os terrenos, permitem que o processo de construção seja mais rápido e que do ponto de vista fiscal tenha mais benefícios, acrescentou.
Embora sem especificar, Fernando Araújo adiantou que a maioria destes 34 centros de saúde serão construídos de raiz e mais de metade se situará na zona de Lisboa.
Cada protocolo como cada câmara corresponderá a um centro de saúde.
O secretário de Estado adiantou que algumas obras já começaram este ano e a maioria demorará entre 12 e 14 meses a ficar concretizada.
Fernando Araújo disse ainda que cada centro de saúde custará em média mais de um milhão de euros, o que significa que o orçamento global para esta obra ficará acima dos 34 milhões de euros.
Diário Digital com Lusa.
O índice da produção industrial registou um crescimento homólogo de 1,8% em Setembro, o que representa uma desaceleração face ao crescimento homólogo que havia sido registado em Agosto. Trata-se ainda assim do segundo mês seguido em que a produção industrial cresce.